top of page

X-Road: uma rodovia de dados da Estônia que pode revolucionar a burocracia brasileira

Atualizado: 12 de jul.


 

Com foco no cidadão, a X-Road é uma plataforma que conecta diferentes sistemas de informação públicos e privados,  facilitando a vida da população e otimizando a burocracia do país europeu


Como em muitos países, na Estônia, cada organização pública tem os seus próprios sistemas de informação para processar informações relevantes aos serviços públicos prestados aos cidadãos. Porém, há um grande diferencial: como uma rodovia invisível, a X-Road é uma plataforma de troca de informações que possibilita a comunicação entre esses diferentes sistemas em todo o setor governamental. Como exemplo, a polícia pode acessar dados do sistema de saúde, de um conselho fiscal ou do registo comercial (e vice-versa). 


Isso é possível graças ao conceito de interoperabilidade, que refere-se aos padrões, protocolos, tecnologias e mecanismos que permitem que os dados fluam entre diversos sistemas com o mínimo de intervenção humana. Assim, permite que diversos sistemas conversem entre si e compartilhem informações em tempo real.


Depois de implementar com sucesso a X-Road, a Estônia decidiu começar a compartilhar sua experiência com outros países. Em 2013, no primeiro acordo internacional assinado digitalmente no mundo, Estônia e Finlândia iniciaram uma cooperação formal para o desenvolvimento e a manutenção da X-Road, que acabou tendo impacto global. Juntos, os países desenvolveram um conjunto de práticas e diretrizes para gerenciar a cooperação e decidiram publicar o código-fonte do núcleo X-Road como código aberto, sob licença de software livre do MIT.


Desde então, dezenas de outros países ao redor do mundo implementaram a X-Road como sua solução nacional de camada de troca de dados, como Japão, México, Islândia, Ilhas Faroe e Quirguistão. Ela também tem inspirado tecnologias semelhantes, baseada nas experiências de interoperabilidade da Estônia, também foi implementada na Argentina, na Ucrânia e na Namíbia.


Saiba como funciona a X-Road

A X-Road está baseada em três princípios. Primeiro, os dados devem ser facilmente acessíveis pelos usuários autorizados. Em segundo lugar, a integridade dos dados deve ser mantida. Ninguém pode fazer alterações nos dados enquanto estiverem em trânsito. Por fim, os dados devem permanecer confidenciais durante toda a sua jornada, protegidos do acesso de pessoas não autorizadas.


Isso é garantido pela tecnologia KSI Blockchain, outra criação estoniana: qualquer tentativa de infração é detectada imediatamente. Ninguém — nem hackers, nem administradores de sistema, nem mesmo o próprio Governo — pode manipular os dados.


Para ter acesso às informações, é preciso obter uma autorização e passar por vários níveis de autenticação. Depois de receber o direito de acesso, é possível usar temporariamente as informações, que são enviadas por um canal criptografado, com carimbo de data e hora e assinadas digitalmente.


O sistema assegura, ainda, que as informações que circulam pela X-Road sejam confiáveis. Se um usuário pede para ter acesso a informações do Conselho Fiscal, por exemplo, ele pode ter certeza de que elas realmente vieram do Conselho Fiscal. Com a X-Road é possível, inclusive, trocar dados com membros de fora da Estônia, desde que os bancos de dados e os sistemas de informação estejam funcionando corretamente.


Hoje: X-Road ao redor do mundo

Atualmente, a X-Road é uma solução que vai além dos serviços governamentais. Ela é uma ferramenta que também pode transmitir grandes conjuntos de dados e realizar pesquisas em vários sistemas de informação simultaneamente. E vai sendo ampliada à medida que novos serviços eletrônicos e novas plataformas forem disponibilizados online.


Por ano, são realizadas mais de 900 milhões de transações na X-Road, sem necessidade de imprimir documentos ou se deslocar. Os maiores beneficiários, é claro, são os cidadãos. Com os serviços governamentais trabalhando de forma ágil, segura e confiável, eles desfrutam de todos os benefícios de um Estado digitalizado, e ganham tempo livre para passar com as pessoas importantes e aproveitar mais a vida. 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page