Prefeitos do União Brasil e especialistas em gestão pública se reúnem em Manaus para discutir o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável e fortalecer práticas ESG nos municípios do Amazonas
Na próxima quinta-feira (5), o Intercity Manaus será palco do Workshop “Brasil 2044 – O Coração da Amazônia”, evento que reunirá prefeitos do partido União Brasil e especialistas em gestão pública para repensar o turismo como motor do desenvolvimento sustentável e impulsionar boas práticas de gestão nos municípios do Amazonas.
Promovido pelo Brasil 2044, um programa de inovação dedicado à construção de políticas públicas para cidades resilientes, inteligentes e sustentáveis, o evento contará com a presença do governador do Amazonas Wilson Lima, do presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, e da coordenadora nacional do Brasil 2044, Mila de Rueda e de lideranças regionais e nacionais do partido União Brasil. A iniciativa conta com o apoio do ministro do Turismo, Celso Sabino, que lançou o hub de inovação “O Coração da Amazônia” para fortalecer o turismo sustentável na região.
O workshop tem como público-alvo 24 prefeitos recém eleitos do União Brasil no estado, que ao longo do dia irão participar de painéis e debates temáticos. Durante a manhã, o governador Wilson Lima apontará as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado, e será apresentado o case de sucesso do município de Novo Airão, reconhecido por sua excelência em turismo sustentável durante a gestão do prefeito Frederico Júnior (União/AM). Além disso, os participantes conhecerão diretrizes para integrar práticas ESG (ambiental, social e governança) ao turismo municipal, visto como um catalisador da economia verde.
Na ocasião, também será entregue o I Prêmio Brasil 2044, que em sua primeira edição reconhecerá a melhor iniciativa nacional de turismo sustentável. Também será celebrada com o governador Wilson Lima e os prefeitos a assinatura do Compromisso ESG Brasil 2044. O documento estabelece diretrizes para transformar as cidades em centros de inovação e sustentabilidade segundo acordos globais como o Global Renewables and Efficiency Pledge, assinado pelo Brasil na COP 28 em Dubai, e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Tarde de colaboração e planejamento
A tarde será dedicada a um debate temático, abordando desde a governança pública até a infraestrutura turística. A proposta é capacitar os prefeitos para elaborarem Mapas de Resultados, uma metodologia inovadora que orienta a execução de políticas públicas, promove a cooperação entre municípios e conecta a gestão com soluções internacionais.
“Estamos reunindo forças políticas, empresariais e acadêmicas para criar uma estratégia integrada que transforma o turismo no Amazonas em um exemplo de sustentabilidade global. Queremos preparar os municípios para atender às demandas de uma economia verde, impulsionando empregos, empreendedorismo e qualidade de vida para as pessoas que vivem na região”, destaca Mila de Rueda, coordenadora nacional do Brasil 2044.
Kommentare